quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Learnt My Lesson Well


"And the message coming from my eyes says leave it alone. Don't want to hear about it, every single one's got a story to tell. Everyone knows about it, from the Queen of England to the hounds of hell. And if I catch it coming back my way, I'm gonna serve it to you. And that ain't what you want to hear, but that's what I'll do."

[The White Stripes]

Minha intenção nunca foi que você sentisse minha ausência, mas você sentiu, chorou. E quando era presença que eu dava, você sentia o quê? É tudo comodismo, força do hábito, menino. Eu tava ali sempre,  elenco permanente. Mas, veja bem, não combina comigo isso de rio perene. Eu seco, sou seca, acabo, termino. Termino nos outros pra recomeçar sempre em mim. Você não soube? Os boatos são esses, não mentem. Não que  tivesse que dar ouvidos a boatos, se minha boca tava sempre no seu ouvido sussurrando todas as verdades mais óbvias que você exigia com repetição. Era como se ao ganhar vida em som, tudo ficasse mais forte, as abstrações ganhassem forma e você me ganhasse por inteira. Logo eu, que nunca quis ser de ninguém. Foi só vaidade de quem tá acostumado com a vitória constante? Não li as regras, não soube de instruções e fiz mal uso de nós. Eu queria ser feliz. Você queria o quê? Talvez seja só uma incompatibilidade absoluta. Porque chegando agora pra me pedir uma nova página em branco, eu só consigo pensar em mostrar todas as linhas que escrevi e joguei fora. Por que? Porque nossa história não dá certo, não deu, não dará. E, olha, nem sou capaz de entender essas suas urgências de agora. São necessidades demais praquele indiferente de ontem. Se sabe que não funcionamos, pra quê a insistência? É erro repetido, é rabisco que vai pro lixo. É tempo perdido e pra mim agora a contagem é regressiva. É claro que  a tempestade se converteu em brisa litorânea e aquele efeito não é hoje nada além de uma refrescância passageira. Não tem mais calor, não tem mais espera, não tem mais ritmo, não tem mais... Dá vontade de pegar a sua mão e mudar o rumo dos seus pés pra um caminho que não seja o meu. Quem diria que o meu sorriso seria tão nu e suas testas tão fincadas de preocupações? É por ser tão feliz sem que não quero tentar o “com”. É só uma impressão de fracasso que nos enlaça, que prende você a mim, que há muito ando solta. Sabe, de repente as rachaduras subiram as paredes, de repente um peso qualquer sentou no teto que, suponho eu, era de vidro, e os destroços nos soterraram. Apesar de umas conversas que pescam piabas magras de mares passados, sei que a água que corre agora é outra. O gato escaldado perdeu o medo da água fria e não quer desassossegos seus. Porque em rodeios você desdiz e fala tudo pela metade, só pra ter a confiança certeira de não cair em falso. Mas acho que você despencou, coração, e eu nem estive lá pra ver. Andava pelas esquinas perdidas ocupada demais sendo feliz. É só que quando eu joguei tudo pro alto você “re-veio” levantando os braços, tentando capturar uma sobra qualquer sem lembrar que nunca sobrevivemos de migalhas. Agora só sei que morreu em mim. E meu ceticismo não acredita em ressurreição.

19 comentários:

  1. Estava com saudades de me deliciar com tuas palavras, li com tanta sede que quase me engasguei de encantamento.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Amanda, alguém uma vez mencionou a expressão "Palavrada na cara" e, quer saber?, foi bem isso mesmo lendo esse texto.
    Apanhei. Acordei pra essa minha realidade.

    Li correndo, com coração palpitando, dizendo a cada batida que é isso mesmo, tava na cara, mas precisou que eu viesse aqui ler pra me convencer.

    INCRÍVEL, sou demais sua fã ;*

    ResponderExcluir
  3. Own flor..
    to passando por isso :/
    EXATAMENTE ISSO..
    É muito difícil acreditar quando se é cético..

    ResponderExcluir
  4. Mas até quando este ceticismo é bom? Talvez acreditar posso fazer bem...talvez não.

    ResponderExcluir
  5. Você é boa nesse negócio de seguir em frente... mas descreve um alguém que esteve ao seu lado que parece não ter nada a ver contigo... não sei, não condiz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sempre me encanto com seus textos. Quase posso "ver" os sentimentos saltando da tela. Siga querida, vc está no caminho certo, continue "ocupada em ser feliz nas esquina perdidas".
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Uall! Um tapa de palavras e intensidade! Se vem do coração, siga! Belíssimo texto! Parabéns moça!

    ResponderExcluir
  8. "É por ser tão feliz sem que não quero tentar o “com”."

    Uau que texto, que desabafo flor, tens mais é que seguir em frente mesmo a partir do momento que percebeu que não da mais pra seguir com ele.
    Tem que colocar um ponto final na história e começar outra novinha em folha,.

    Lindo texto sumida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. É aquele velho clichê, né? (Só dá valor quando perde).
    Beeeijooos

    ResponderExcluir
  10. os sorrisos nus são os mais verdadeiros. Mas nem sempre necessários para seguir, não é? Espero que tenha sido uma bela história. O texto é sem dúvida um encanto.
    Um beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  11. Pois é, as migalhas não alimentam ninguém por muito tempo.

    Outro dos seus textos sublimes, meticulosos. Me tornei suspeito demais para não atenuar elogios ou reverências à forma que a srta. sempre apresenta seu arsenal de palavrinhas.

    Brutal!

    ResponderExcluir
  12. Engraçado como as pessoas "passam" na nossa vida, né? Um belo dia elas eram tudo e noutro, tornam-se apenas lembranças de um passado bom. Quem tem que ficar, fica.

    beijos, coração.

    ResponderExcluir
  13. Sabe Amanda. Quando a gente joga tudo pro alto, parece que acionamos o botão "se liga" no outro... é bem desse jeito.

    Parabéns adoro a maneira que vc descreve os sentimentos, tudo tão real.


    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Uau! Passo para aplaudir de pé. Domínio total das palavras. Texto lindo de se ler e sentir.

    Um super beijo!

    E, claro, vou te seguir.

    ResponderExcluir
  15. Amandinha q emoção ver a minha afilhadinha tão sábia , tão madura nos seus escritos ! Nesses momentos percebo q o tempo passou e q vc cresceu.Parabéns vc deu um show! orgulho-me de vc.
    Beijo da Dinda .

    ResponderExcluir
  16. Amanda,

    Que bom que você sentiu vontade de aparecer por lá. E que bom que me trouxe aqui. A poesia sempre ganha. Me ganhou, hoje, em seu espaço.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Agora que sabes da morte desse tal sentimento, cruze a estrada e embarque em um novo rumo, a vida tem novas coisas para você viver, acredite.

    http://attraversiamodiciotto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Não cansa ler palavras tão bonitas, textos tão bem escritos. Que lindo. Adorei. Eu me encaixei e pelos meus últimos textos, acho que você sabe o porquê. Foi tapa, foi resposta, foi para abrir meus olhos, obrigada. Parabéns moça, beijos.

    ResponderExcluir