segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

(We) I laugh indoors



"I've been walking in the same way as I did, missing out  the cracks in the pavement and tutting my heel and strutting my feet.
- Is there anything I can do for you dear? Is there anyone I can call?
-No and thank you, please, Madam, I ain't lost, just wandering
Are the wonders of my world."

[Adele]

Eu, outrora inabalável em minhas convicções, sinto a vulnerabilidade de estar sempre  à mercê de condições impostas por terceiros, quartos, quintos. Cresci mais do que queria num decorrer de tempo menor do que devia. Como uma fruta que alcança o estágio maduro prematuramente e sofre a dor da queda antes do previsto. Mas, ora, ultrapassei a linha de presságios, especulações. Submeto-me feliz à continuidade justamente por saber que doer é, sim, bonito. Pois não há sorriso mais belo que aquele que um dia foi sobreposto pela umidez de um chuvisco lacrimal, vezenquando temporal. Não há sorriso mais forte que aquele já derrotado, mas agora vencedor absoluto, premiado.  A liberdade de ser feliz sem resistência. De saber das tristezas, decepções, mentiras e, ainda assim, escolher por simplesmente sorrir. Se ser feliz em meio a brutais tragédias e apesar de tanto "apesar de" for crime, que me prendam então! Não sinto muito se essa felicidade simplória ofende. Meu álibi sou eu e não sei se outra testemunha seria capaz de declarar-me inocente. É que a minha percepção é alternativa, meu bom senso não se sente atraído por hipérboles ou memórias epicamente fantasiadas. Respeito minhas fraquezas e enalteço minha força, reconhecimento mínimo necessário. Pode ser que meu desapego fuja do script habitual, pode ser que meu silêncio seja um pote de insensatez nesse mundo de loucuras entoadas em alto falantes, pode ser que meu egoísmo seja pecado, mas já não me intimidam julgamentos. Sou salva vidas das minhas vidas e essa sentença é irrevogável. Já provei da desobediência de ultrapassar minhas fronteiras, da decepção de saber-me surda ante verdades indesejadas, cega frente a fatos incontestáveis. Já me soube tantas, hoje sei-me essa só, de agora. Mas continuo inúmeras. Uma cética-romântica-narcisista-desapegada-crítica-incomum-tiro-e-alvo que tropeça em pedras mínimas e escala montanhas intimidadoras desafiando as probabilidades. Não hesito, me desafio e descubro-me ainda incompleta de pedaços meus que estou ainda por achar. Não me apresso e nessa caçada sou minha presa. Espasmos de verdades me capturam, deixo-me apreender, aprender. Deram-me alta desse hospício universal e minhas ilegalidades são punidas em cárcere privado. Não, não sou lúcida, tampouco insana. Habito o abismo que separa rotulações e paira sobre o incorrompível entre contestações. Sou uma e só. Sou muitas, acompanhadas pelas muitas outras que moram em mim. Algo além da simples sintaxe, mergulho na semântica paralela e meu entendimento é único. Não peço cúmplices, mas tolerância. Respeito o mundo, os opostos, os negativos, os impunes, os ignorantes. Sou opositora-positiva-inocente-e-ainda-leiga. Peço reciprocidade: respeito, privacidade. Se minha paz não atormenta: passos pra trás, mãos ao alto, armas no chão. Bandeira branca, rendição.

37 comentários:

  1. "Submeto-me feliz à continuidade justamente por saber que doer é, sim, bonito."


    Algumas pessoas não percebem a beleza implícita que existe na dor. Talvez seja porque o natural do ser humano é sempre saber de tudo tardiamente. Na verdade, só sabemos que uma situação nos deixou mais forte quando passamos por algo semelhante novamente e vemos que podemos lidar com aquilo de maneira diferente. Não é desviar ou fugir da dor, é enfrentá-la com a certeza de que vai passar. Sempre passa.

    Afinal...

    "É necessário frio pra combater a insolação, calor pra amenizar as correntes gélidas, que as folhas caiam para que novas possam nascer e que as flores simplesmente estejam, exalem. É preciso tudo, em um só, é preciso equilíbrio."

    Lindo texto. =*

    ResponderExcluir
  2. Seus textos são lindos, e tão completos que me deixam sempre sem saber o que comentar.. Amei. Ainda mais quando você diz que temos que saber aceitar nossas fraquezas, porque não deixa de ser algo que precisamos relembrar sempre né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A cada dia que passa vejo teus textos amadurecendo, tuas palavras tão bem colocadas, tão dizendo o que eu quero dizer. Parabéns, o blog está cada dia mais lindo. Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Mostra-se no texto uma pessoa forte e determinada,mas até os fortes, até os fortes! também sofrem com essa mundo tão ruim, tão ruim.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, você escreve muito bem, e mesmo não estando passando por certos momentos, acabo me identificando com os seus texto, belas palavras. Beijos linda :*

    http://lelyanjos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. "Não hesito, me desafio e descubro-me ainda incompleta de pedaços meus que estou ainda por achar." E é assim que a gente vai levando, achando um pedaço ali, perdendo outro lá, sempre completando e deixando faltar..
    Texto ótimo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. "A liberdade de ser feliz sem resistência", é isso que procuro. Traduzir em palavras sentimentos tão simples é um desafio. Adorei. Bjs

    ResponderExcluir
  8. "Peço reciprocidade: respeito, privacidade. Se minha paz não atormenta: passos pra trás, mãos ao alto, armas no chão. Bandeira branca, rendição."

    Você escreveu tudo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. A certa altura do post, lembrei de Clarice...

    “Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente.”

    ResponderExcluir
  10. Oiee Amanda
    Seu blog é lindoooo .. Parabéns !!
    Já estou te seguindo ... quando puder dá uma passadinha no meu >> http://jususigan.blogspot.com

    Beijos e boa semana !!

    ResponderExcluir
  11. aww how cute!!!!
    tá me faltando inspiração pra escrever ultimamente... Adorei esse espaçinho!!

    ResponderExcluir
  12. ''Sou uma e só. Sou muitas, acompanhadas pelas muitas outras que moram em mim. ''
    Também sou assim, e acredito que muitos sejam; a mesma pessoa com espírito distinto para cada fase, cada período que passamos naturalmente ou por simples força do destino.
    Belo texto, perfeita a sua forma de escrever.
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  13. Quando aprendemos a aceitar nossas fraquezas as coisas se tornam menos difíceis de ligar!

    E acho que todo mundo espera reciprocidade né!

    Lindo texto guria! Nem sei o que dizer!


    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro seu jeito de escrever, completo e complexo. E ainda assim tão leve. Rendição, essa é a palavra. Amadurecer precocemente tem suas vantagens. Como sempre, demais :*

    ResponderExcluir
  15. Não, sério, que tipo de comentário poderia estar a altura do seu texto? De coração, meus parabéns!! Com certeza, o melhor texto que já li em seu blog ou, pelo menos, um dos que mais me identifiquei até hoje! Pude me encontrar em cada palavra, estou admirada :)
    Seu progresso é completamente notável, pode ir longe! Um beeeijo !

    ResponderExcluir
  16. Quando deixamos um pouco de lado todo o resto, e percebemos como é perceber a nossa felicidade, tudo fica mais melhor de bom meu ótimo =DDD
    Vc, é uma garota de fases, multiplicada dentro de vc mesma!


    bjaum!

    www.suportedamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. "Cresci mais do que queria num decorrer de tempo menor do que devia."

    Amo a sua capacidade de escrever sobre você, sobre todas que existem aí dentro de ti, sobre suas características.
    Me encontro sempre em suas palavras e fico feliz pelos comentários que voltaram, você merece saber as coisas lindas que seus textos provocam nos leitores :*

    ResponderExcluir
  18. Estou sem palavras para o seu texto, é absolutamente LINDO!
    Assino em baixo em tudo que vou falou! Somos apenas humanas, tentando viver essa vida que nos foi dada, dia a dia!
    beeijo ;*

    ResponderExcluir
  19. Amei teu texto , me identifiquei com ele!
    Sem palavras.. ! Seguindo aqui!

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. "Não, não sou lúcida, tampouco insana"

    Sou isso.

    Abraço meu.

    ResponderExcluir
  21. Você deixa o lápis, a caneta, o teclado, o que quer que seja que você esteja usando pra digitar, sexy.

    Alguma coisa nas suas palavrinhas funciona bem. Muito bem mesmo. E eu não descobri na quarta vez que li. Mas eu continuo.

    ResponderExcluir
  22. Ando querendo jogar tudo pro alto!

    bjos querida

    otima semana!

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do teu jeito de escrever. Usas muitas palavras que dão uma cadência de intensidade, mas que não nos tira o fôlego ao lê-lo. E sem perder o sentido do que dizes. É um texto que passa pelo menos uma mensagem para qualquer estado de espírito que o leia. Interesso-me pelo momento que passas, e que te leva a escrever um texto assim. Pois é fato, que o autor tem sua munição nas coisas que estás vivendo. No momento, tento me abster de escrever, pois só o que tenho, é mágoa e amargura - não quero usar-me deste tipo de pólvora.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Você tem um talento maravilho. adorei seu texto.

    ResponderExcluir
  25. Oi Amanda !
    Obrigada pelo carinho .. é muito bom postar mensagens em que as pessoas se identificam .. e a troca de energia é verdadeira !!!

    Beijos e boa semana !

    ResponderExcluir
  26. Muito bonito teu blog. Bem planejado. Vi muitas coisas legais por aqui. Confesso que já estou seguindo e visitarei aqui mais vezes....rsrs..nao deixe de postar ta bom.
    Assim que tiver um tempinho nos visite tbm...será para nós uma honra.

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  27. Agradeço o comentário. Vem em muita boa hora, como podes perceber. Estou tentando evitar de tornar meu blog em um acervo de post amargos. Mas o que fazer se o gosto na boca tende a uma amargura seca e sedenta?

    Mais uma vez, obrigado pelo comentário. Sigo teu blog, ansioso por nova postagem. Como disse no comentário anterior, gostaria de saber mais do que vives, para compreender melhor o que te inspira a escrever assim.

    ResponderExcluir
  28. encontrar quem respeitar e viver com quem amar, entorno pessoas boas elevação iluminada, abraços

    ResponderExcluir
  29. guria, que lindo que lindo que lindo. eu vou me apaixonando a cada texto teu. acho que essa felicidade, é por saber de si e saber do mundo, que caímos e levantamos, que choramos, sorrimos, entender o ciclo e viver. e me identifiquei tanto, como quem cresceu antes do tempo e que possui várias dentro de si. ficou belíssimo, adorei adorei adorei. um beijão

    ResponderExcluir
  30. Di,sem dúvida esse é o meu eleito dos eleitos. Fiquei num misto de alegria e tristeza ao término da leitura. Alegria por perceber-te tão maestralmente orquestradora das palavras SHOW. Triste, por ver que amadureceste prematuramente e isso acaba nos tornando mais sensível aos sofrimentos inerentes ao viver.TE AMO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Doer é bonito, necessário e inevitável...que haja força!
    Beeeijooos

    ResponderExcluir
  32. O início do seu post me lembrou aquela música do Engenheiros do Hawai.. "Envelhi dez anos ou mais nesse último mês."
    É, às vezes somos obrigados a crescer, de uma hora pra outra, sem mais nem menos, sem opção, apenas crescer, querendo ou não.
    Acho que sempre me sentirei incompleta, sei lá, deve ser algo em relação com viver, estar viva. Estar viva e sentir-me incompleta.. Talvez seja assim, nossa vida: uma eterna busca pela parte que nos falta. Talvez esteja conosco o tempo todo.

    Adorei.

    ResponderExcluir
  33. Linda, amadurecestes rápido.
    Amadurecimento muitas vezes não é fruta que cai, mas flor que se destaca.
    E concordo plenamente, o valor do sorriso vem quando sabemos o quanto às vezes pode ser dificil se extrair um...
    adorei esse assim como todos os outros textos!
    E ahh, nao sei se vc tem o habito mas tem selinho pra vc no meu blog
    =)
    Um beijo !

    ResponderExcluir
  34. Sentindo falta de atualização aqui =]
    Entro sempre! beijos

    ResponderExcluir
  35. Oxe!
    Que cresceu além do devido, o que!
    Crescer muito é comum na adolescência (pra alguns, outros passam a vida na semi-insignificância), sorte que você cresceu muito.
    Mas entendo que você pense isso, já pensei coisa semelhante certo tempo. E você não vai gostar desse comentário, pq é parte da adolescência achar que ninguém se sente como vc, tb.

    Fico muito feliz por você ter descoberto que é muitas. Todas pessoas são mais que uma só, mas poucas realmente descobrem. Somos mais do que você imagina, pena que eu não possa lhe apresentar o teatro mágico que lhe revelaria algumas verdades... Talvez O Lobo da Estepe o possa, espero que você o encontre.

    Abraço, Ceres

    ResponderExcluir
  36. Já gostei do texto antes de começar. Por causa do trecho de uma das minhas músicas favoritas da minha cantora favorita, Adele. E percebi que o texto casou completamente com a canção. Amei :*

    ResponderExcluir
  37. Sua complexidade com as palavras é irrevogável. Cada palavra, cada parágrafo prendeu-me por completo. Sua intimidade com as letras é algo estrondoso e que não cansa de se ler. Parabéns, muito bom.

    ResponderExcluir