domingo, 7 de novembro de 2010

Quem vos fala...



Amanda: um embarque virtual nos sentimentos

Em 2009, o número de pessoas que utilizava a internet no mundo chegou a quase 2 bilhões. Desses, pelo menos 126 milhões criaram blogs. No Brasil não há um controle oficial de quantidade, mas estima-se que o número de blogs no país chegue a 150 mil.
Amanda Arrais Mousinho é dona de um deles, do endereço www.404aa.blogspot.com. Nele, escreve coisas pessoais, mas de uma maneira tão poética que é quase impossível não se apaixonar pela sua sensibilidade. Em menos de 7 meses de existência, o blog já acumula quase 4000 visualizações e 109 seguidores. A maioria dos textos chega a ter 30 comentários. Mas os números não são o forte de Amanda. Ela é boa mesmo com as palavras.
Amanda concedeu esta entrevista de forma muito descontraída. No intervalo entre uma aula e outra, na UFMA, sentada em uma das cadeiras da sala, a estudante de jornalismo, sempre com um sorriso tímido no rosto, se mostrou confiante para responder qualquer coisa. Algumas vezes olhava para o teto, provavelmente para se conectar aos seus próprios pensamentos. As pernas em constante movimento chamaram a atenção. Com uma calça jeans, camiseta amarela, tênis e o cabelo preso, esperou ansiosamente a primeira pergunta.


“Como você define, em apenas uma palavra, esse momento da sua vida?”, perguntei. Amanda teve que pensar um instante. Uma palavra é muito pouco para ela. “Paz”, respondeu, depois de refletir. Ela confessou que já passou por turbulências na vida nos últimos anos e que agora se sente em estado de tranquilidade.
A blogueira sempre gostou de escrever e desde a 5ª série do ensino fundamental cria pequenas poesias. A partir dos 14 anos, começou a escrever textos mais “sentimentais” que fizeram sucesso entre os amigos próximos. Eles passaram a pedir a Amanda que escrevesse sobre determinados assuntos. Esse ano, ela finalmente reconheceu sua habilidade e aceitou a sugestão dos amigos para criar um blog que reunisse todos seus textos. Com o tempo, conseguiu atrair cada vez mais pessoas, que, ao chegarem a sua página, simplesmente se encantavam com a delicadeza da escritora. Dentre seus leitores assíduos, estão sua mãe e sua avó, que fazem questão, inclusive, de comentar os textos.
Quanto ao nome do blog, ela explica: “O 404 se refere ao ‘erro’ que as páginas da internet às vezes dão. ‘404, not found, error.’ Eu acho que falar (ou não) pode ser um erro. Nunca se sabe a medida exata, então as palavras, muitas das vezes, acabam sofrendo do excesso ou da falta. Mas, como diria Clarice Lispector, porque há o direito ao grito, então eu grito”.
Amanda faz muitos textos que falam sobre o amor. Ao ser questionada sobre sua vida amorosa, dá um riso e responde: “Sim, já tive decepções amorosas e gosto de observar o ciclo das relações e os sentimentos que os envolvem”. Para ela, o amor é uma carência universal.
Sobre escrever no blog, Amanda diz que se inspira com diversas situações. Momentos, sentimentos dela ou de outras pessoas, conversas. Tudo é motivo de inspiração. Ela garante que é melhor com a escrita do que com a fala. Considera muito difícil expressar-se oralmente e confessa já ter inclusive terminado um namoro por carta. Tem mania de colecionar cadernos e agendas e conta que possui vários deles, alguns confeccionados por ela mesma para anotar frases que chamam atenção.
Quando o assunto é leitura, Amanda também se mostra interessada. Tem o costume de ler Caio Fernando Abreu e Fernando Pessoa. Atribui o gosto pela leitura à mãe, que, como professora, sempre levou livros para casa. Ela lembra que leu o primeiro livro de Harry Potter quando tinha apenas 7 anos.

O mundo de Amanda


A aspirante a escritora tem uma relação muito próxima com sua irmã, Juliana. Ela diz que seus gostos são muito parecidos, mas que só a partir dos 12 anos começaram a se aproximar. Juliana hoje tem uma tatuagem que expressa essa relação. “Até o fim”, é a frase tatuada. Tem também uma paixão excepcional por São Paulo. Lembra que foi pela primeira vez lá aos 8 anos e se encantou com a grandeza da cidade. Se interessa pela riqueza cultural e o espírito de liberdade da grande metrópole, tão diferente de São Luís, cidade onde nasceu e cresceu. Ela diz que pretende morar em São Paulo com a irmã depois que se formar em Jornalismo. Outro lugar que a encanta é a Itália. Recentemente começou um curso de italiano e pretende visitar o país assim que puder.
É disso que Amanda precisa: um mundo quase infinito, onde caibam todos seus sentimentos e onde a liberdade, mais espiritual do que física, não tenha limites. Seu signo,aquário, assim como seu ascendente faz com que ela se considere “duplamente aquariana”. Esse signo é caracterizado por um desejo de libertação do pensamento e a recusa em se submeter aos poderes e verdades alheias. O aquariano também é muito vivo intelectualmente e valoriza as amizades.
A amiga Luciana declara: “Eu me identifiquei muito com a inteligência de Amanda e com a história da vida dela, marcada por decepções, aprendizagens e superações”. Luciana define a amiga como “incomum” e diz que o desapego é uma de suas grandes características. Por fim, afirma: “O "eu te amo" da Amanda é diferente. Ela não diz sempre e nem precisa dizer, você deve saber e ela vai achar um absurdo você duvidar disso. Ela sorri de tudo e eu adoro, porque não é um sorriso falso. Amanda é alegre mesmo e você sente isso quando a conhece”.
Sobre seus próprios defeitos, Amanda dá uma risada e começa: “Tenho tantos defeitos. Acho que sou egoísta e não sei demonstrar bem o que sinto, por isso pareço ser indiferente”. Quando questionada sobre sua futura carreira jornalística, ela diz que pretende fazer grandes reportagens e até escrever um livro. “Mas só um”, afirma. Se for trabalhar na televisão, garante que será apenas atrás das câmeras.
“O que você considera a coisa mais importante no mundo?”, pergunto, para finalizar. Rapidamente, Amanda responde: “Tolerância. A tolerância gera paciência, amor e respeito. Já fui muito impaciente, mas agora percebo que o tempo melhora as coisas”.
Amanda é assim: por fora, uma menina comum, alegre e quase misteriosa. Por dentro, viva e intensa. Olhando para ela, não dá para saber o que se passa. Seus sentimentos são enormes, mas só explodem no papel.
“Numa transgressão, desaprendi a falar. Numa progressão, comecei a escrever. Numa evolução, escolhi por calar” Amanda Arrais.

Por Maria Fernanda (@mari_nanda)

21 comentários:

  1. own, que entrevista mais linda. haha.
    @monicaoliveira_

    ResponderExcluir
  2. Adorei te entrevistar e tentar te decifrar. Foi um desafio prazeroso .. Espero que tenha acertado e que gostem do texto!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Primeira visita e ja pude desfrutar da entrevista e algumas postagens. Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  4. Adorei isso, muito diferente e original.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Enfim, um quê sonhador do Caio F. e, ao mesmo tempo, um lado sério e romântico da Clarice. Bem aplusível a Amanda.


    Estava lendo tuas outras postagens e gostei da lenidade com que remete as palavras.

    Estou seguindo teu blog,ok?

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Ahh, amei o texto da Maria Fernanda! E deve ter sido uma delícia dar essa entrevista!
    Beijos para as duas

    ResponderExcluir
  7. muito bacana esse texto, gostei da entrevista ;)

    grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Adorei a reportagem! Parabéns, mais uma vez, pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Adoreeeei!
    Com certeza você é tudo isso e muito mais, além de escrever maravilhosamente! rs
    Sucesso, querida. *-*

    ResponderExcluir
  10. Eu pensei que você, Mandi, estava escrevendo em terceira pessoa...rs...
    E ó, eu achava que 404 era o número de um quarto...hahahaha
    Agora, adoreeeeeeeei, a Fernanda também escreve muito bem e ela passou a sua delicadeza para o texto.
    Tenho certeza que você é tudo isso e mais do que está escrito.
    Sou apaixonada pelo 404, me identifico..
    =D

    Beijokasss

    ResponderExcluir
  11. De ótimo bom gosto.
    O seu blog tem uma aparência impecável. Guarda com propriedade as palavras que nascem aqui e ficam expostas para todo leitor ávido por um momento de conforto literário.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Adoreeeeei! Você escreve muito mesmo e eu adoro saber mais sobre as pessoas. Super beijo :*

    ResponderExcluir
  13. Amanda, a entrevista com a Maria Fernanda foi
    incrível e ao mesmo tempo misteriosa como por
    vezes é possível te encontrar. Ela soube como
    ninguém percorrer os labirintos secretos do -
    teu olhar e da tua alma. Sabe Amanda, tenha a
    mais absoluta certeza que ao ler o que escre-
    ves bebo o nectar dos deuses e perco-me nos -
    meus próprios sonhos. Um beijo da LY

    ResponderExcluir
  14. E que mundo ein?
    Entrevista realmente incrível, um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Amanda! Incrível a gente poder te conhecer melhor, ver sua força, doçura e sabedoria! Adorei este post..inovador, sabia querida?! Beijinhos ;-)

    ResponderExcluir
  16. Que entrevista bacana, é bom saber um pouco mais sobre ti!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Entrevistadora se encantou pela Amanda =P
    (mas pareceu ter fortes razões)

    Concordo com a Ariana /\
    eu que nunca fui atrás pra me informar sobre quem é "Amanda Arrais", ficou tudo mais claro agora.

    ResponderExcluir
  18. Di,Fernanda foi muito feliz nessa entrevista. Por ter sido vocÊ a entrevistada e por ter decifrado tão bem alguns aspectos da tua vida e personalidade.Afinal, és um labirinto de sentimentos que quem ousa adentrar fica completamente perdido e apaixonado.. Não consegue e não quer encontrar a saída.Ter amo. mamilY

    ResponderExcluir
  19. Muito chique isso, não! Adorei conhecer um pouco mas! Bju

    ResponderExcluir
  20. adorei a entrevista! é bom descobrir pessoas sensíveis e inteiras, como você. as palavras da sua amiga e a descrição feita pela autora confirmam o que eu já percebia lendo os seus textos.
    um grande beijo! =)

    ResponderExcluir